Área de Abrangência
Área de Abrangência
do Pacto!
O território de interesse do Pacto e das instituições que o aderiram/aderirem, conjuntamente com os seus atores socioambientais, consideram as ações naturais e de interferências humanas que ocorrem nas áreas do Pantanal bem como as que ocorrem em suas áreas circundantes, incluindo áreas como a região hidrográfica do Rio Paraguai, considerando a área de cabeceira onde estão localizadas as nascentes do Pantanal que estão localizadas no bioma do Cerrado e também a influência hídrica da Amazônia para as áreas úmidas.
Não é possível enfrentar os desafios do Pantanal, apresentando propostas somente para o planalto ou mesmo somente para a planície.
Planalto e planície estão interligados, o que acontece em um, especialmente no planalto, repercute na planície.
Por isso e pelas justificativas abaixo, a área do Pacto será todo o Bioma Pantanal, sendo que provavelmente, teremos que discutir coletivamente por onde começar, ainda mais considerando que inicialmente, o Pacto não terá recursos suficientes para implementar ações em todo o Bioma.
O Bioma Pantanal é a maior área úmida contínua do mundo, em território brasileiro, está inserido na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai (BAP). A BAP abrange a planície inundável e o entorno, caracterizado pela região de planalto, nos biomas de Cerrado e Amazônia.
O planalto, localizado nos biomas Cerrado (83%) e Amazônia (17%), abriga as nascentes e os rios, que irrigam naturalmente o bioma Pantanal. Dos 42% de áreas antrópicas da BAP, 85% está no planalto que tem 30% das suas Áreas de Preservação Permanente (APP´s)
Rios e Nascentes antropizados.
O Pantanal, vem enfrentando desafios ambientais significativos ao longo dos anos. Com o aumento dos períodos de seca e a diminuição dos períodos de cheia, temos uma alta incidência de incêndios em áreas florestais que antes não queimavam. A expansão da substituição da vegetação nativa por pastagens exóticas, a mineração e projetos de Pequenas Centrais Hidroelétricas na divisa entre planalto e planície, são alguns desafios para a manutenção do sistema ecológico no Bioma.
Diante desse cenário, a restauração e conservação do Bioma Pantanal e a restauração e conservação de Áreas de Preservação Permanente de Rios e Nascentes do Planalto é uma estratégia vital para preservar o Bioma Pantanal e a BAP.